Dúvidas do Viajante

The High Line – um exemplo de urbanismo sustentável em Nova York

O High Line é hoje um dos parques mais badalados de Nova York. Suspenso a 8 metros de altura, foi inaugurado em 2009 e é procurado por turistas e moradores que querem descansar, passear e apreciar a bela vista da cidade que se tem lá de cima.

O High Line é um espaço público criado em Nova York, a partir de um conjunto de trilhos abandonados no maior setor industrial de Manhattan. Com a evolução da cidade, os trilhos se tornaram obsoletos, e em 1999 foi feito um plano para converter o espaço abandonado em um parque suspenso a 8 metros do chão. A inauguração aconteceu em julho de 2009 como parte do projeto de renovação da cidade.

O parque se tornou ponto obrigatório para os turistas que visitam Nova York, e hoje é um dos parques mais frequentados na cidade.  Toda a proposta do High Line é baseada em um sistema de sustentabilidade e reciclagem.

Quem passa por lá se surpreende com sua versatilidade. Diversos canteiros com plantas e jardins estão espalhados por toda a sua extensão, incluindo o “Sun Deck Water Feature”, que libera água pelo chão nos dias mais quentes para refrescar os pés de quem está passeando pelo parque.

Bancos de madeira, espreguiçadeiras e guarda-sóis também são encontrados facilmente, e são os lugares mais procurados por pessoas que querem descansar, ler um livro ou somente apreciar a paisagem da cidade. Até mesmo a Estátua da Liberdade pode ser vista lá de cima. Uma inovação adorada por quem visita o parque são as esteiras que ficam sobre os trilhos dos trens abandonados. Você pode movimenta-las ao longo dos espaços e se posicionar da maneira que desejar.

Acontecem eventos o ano todo no parque, como shows, aulas de yoga, exibições de filmes ao ar livre e atividades infantis. Por isso, o High Line está se tornando mais que um lugar público, e um ponto de encontro que inspira passeios em famílias e entre amigos, além de ser um marco na história do urbanismo sustentável.

Se você ainda não marcou sua viagem para lá pode dar uma espiada pelo Google Maps e conferir projeto.

Veja no Mundi:

Voos para Nova York, a partir de US$749

Hotéis em Nova York, a partir de US$98

Comentário