Dicas de Viagem

A Inglaterra dos Beatles

Londres e Liverpool guardam todos os segredos e memórias da maior banda de rock de todos os tempos, os Beatles.

Não precisamos dizer que Beatles são a maior banda de rock de todos os tempos. Tamanha é a fama e influência da banda que milhares de turistas desembarcam em terras inglesas todos os anos procurando conhecer um pouco mais sobre o quarteto que revolucionou a história da música. Os “beatlemaníacos”, como são chamados os fãs da banda, buscam nas cidades de Londres e Liverpool os locais que marcaram a história do grupo.

Liverpool, onde nasceram os integrantes da banda, está recheada com pontos turísticos sobre os Beatles. A primeira parada obrigatória para quem vai à cidade é o Beatles Story Museum. Repleto de fotografias, instrumentos, filmes e outros objetos, o museu conta a história inteira da banda. Depois de pagar a entrada, você recebe um áudio guia narrado por Julia, irmã de John. O museu ainda conta com uma exibição sobre Elvis Presley, uma área para crianças aprenderem sobre a banda e um espetacular cinema 4D, que além das imagens em 3D possui movimento nas poltronas e cheiros.

Para facilitar a visitação a outros pontos turísticos, foi criado Magical Mistery Tour, um ônibus que te leva aos pontos mais importantes da banda na cidade.  O tour começa em Penny Lane, rua que deu título a uma das canções mais famosas do grupo e segue passando pelas casas onde cresceram os integrantes (a casa de Paul McCartney está aberta para visitas guiadas). A próxima parada é o Strawberry Field, um parque onde John costumava brincar durante sua infância e a última parada e ponto alto do tour é o Cavern Club, local onde os Beatles começaram a sua carreira e onde fizeram mais de 200 shows.

Se você ainda quiser ter uma experiência completa com os Beatles em Liverpool, se hospede no Hard Days Nights Hotel, o único hotel temático do quarteto na cidade. O Hotel possui suítes dedicadas a dois integrantes da banda: Sir Paul McCartney e John Lennon.

Suíte dedicada a John Lennon no Hard Days Night Hotel.

Devido ao grande sucesso, o quarteto se mudou para Londres em 1963 e na cidade são várias as opções de turismo relacionado à banda. O nome do principal tour em Londres também é The Beatles Magical Mystery Tour, fazendo também referência a um filme com o mesmo nome estrelado pela banda. O Tour começa estação de metrô de Tottenham Court Road, é feito a pé. A primeira parada é em Soho Square, onde fica localizado a MPL, produtora de Paul McCartney. Depois, o passeio segue para o Trident Studios, onde foi gravada a música “Hey Jude”, que foi escrita por Paul para o primeiro filho de John Lennon quando este estava se separando de sua primeira mulher.

O Tour passa também por diversos outros lugares como um banheiro público onde John deu sua primeira entrevista com seus marcantes óculos redondos e pelo edifício que abrigava a produtora dos Beatles, a Apple Studios, local em que eles fizeram o último show, em janeiro de 1969. Na mesma rua fica o restaurante Hard Rock Café, onde os fãs podem ver os originais das letras de Imagine”Instant Karma”, escritas por John Lennon. A última parada é na Abbey Road, rua que possui a faixa de pedestres mais famosa do mundo, onde foi tirada a foto para a capa do álbum com o mesmo nome da rua. No site (www.abbeyroad.co.uk) há uma câmera que monitora a faixa de pedestres 24h por dia.

Quem é fã dos Beatles não pode deixar de visitar todos esses lugares e viver um pouquinho aquela época, a música e toda a atmosfera que se criou em torno da banda.

2 Comments

Deixar um comentário