Curiosidades

Highland Games, os clássicos jogos escoceses

Já imaginou homens de saia arremessando troncos de árvores para o alto para ver quem é o mais forte? Pois é isso que acontece na Escócia anualmente durante os Highland Games.

Os Highland Games são eventos realizados durante o verão e o outono na Escócia como uma forma de celebrar a cultura escocesa e a cultura celta presentes no país. Eles acontecem em uma região chamada Scottish Highlands, que são as terras altas da Escócia, por isso o nome Highland Games, que significa Jogos das Terras Altas.

Essa série de tradicionais jogos escoceses nasceu há muitos séculos quando os homens começaram a desenvolver certas atividades para mostrar aos outros a força e habilidade que tinham. As mulheres mostravam suas aptidões em outros aspectos, como dança por exemplo.

Hoje em dia, os jogos consistem em um grande festival de dança, concertos de gaita e shows de bandas, além de jogos pesados praticados pelos escoceses. O jogo mais famoso de todos é o lançamento de tronco, onde o atleta usando as tradicionais saias escocesas (kilts) deve arremessar um pedaço do tronco de uma árvore de cerca de 5 metros, pesando 41kg. Quem conseguir arremessa-lo da maneira mais correta é o vencedor.

Outros jogos como o lançamento de martelo e o cabo de guerra em equipe também são muito esperados pelo público que acompanha as competições. O maior evento dos Highland Games acontece em agosto na cidade de Dunnon. The Gathering Highland Cowal, como é chamado, atrai cerca de 3.500 concorrentes e mais de 23.000 espectadores de todos os lugares do mundo.