Destinos

Stonehenge: O mistério das pedras mais famosas da Inglaterra

Stonehenge é uma parada obrigatória para os turistas que visitam a Inglaterra. O mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico é também o monumento pré-histórico mais importante do Reino Unido tendo sido construído por volta de 3.100 a.C.

Suas pedras chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas. O monumento que atrai cerca de 850.000 turistas todos os anos encanta a todos com sua grandiosidade.

Muitos são os mistérios que envolvem sua construção e sua função. Ninguém sabe como foi construído ou qual era a finalidade do espaço, mas acredita-se que o local era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos e as diversas lendas acerca da sua construção remetem sempre a algum povo que já ocupou aquela área, como os Romanos ou os Druidas, mas nenhuma delas foi confirmada.

Por causa de todo esse misticismo em torno das pedras, acontece todo ano em Stonehenge uma grande festa celebrando o Solstício de Verão.  O solstício é o dia mais longo do ano, quando o sol está em sua posição mais alta no céu e é o dia em que o verão começa. No hemisfério norte, isso ocorre em junho e no hemisfério sul em dezembro. Em Stonehenge é o dia em que o sol nasce exatamente sobre a pedra principal do monumento.

A noite do solstício é a única oportunidade no ano em que os visitantes têm de permanecer no local entre as 7h da noite e às 8h da manhã seguinte. O acesso ao monumento é gratuito neste dia. Este ano mais de 15.000 pessoas participaram desta celebração.

Como Chegar

Trem – Saindo de Londres é preciso pegar um trem na estação de Waterloo que faz o percurso até Salisbury em uma hora e meia. De lá, pegue um ônibus até Stonehenge que fica a aproximadamente 10 quilômetros de distância.

Ônibus – Saídas do aeroporto de Heathrow ou da estação de ônibus Victoria no centro de Londres com destino a Amesbury. Essa viagem dura cerca de 2 horas e de lá é possível ir caminhando ou de táxi para Stonehenge já que este fica a apenas 3 quilômetros da cidade.

4 Comments

Deixar um comentário