Dicas de Viagem

Greenwich: O primeiro meridiano

Conheça o Parque de Greenwich onde se localiza o meridiano de Greenwich e alguns dos museus mais legais dos arredores de Londres.

Greenwich Park

Quem não se lembra de estudar no colégio sobre o Meridiano de Greenwich? Pois é, a linha imaginária que divide o globo terrestre em oriente e ocidente passa sobre o Parque de Greenwich, nos arredores de Londres. É a partir desse ponto que conseguimos calcular as distâncias em longitude e definir o fuso horário de cada país.

O parque se localiza na margem sul do rio Tâmisa, e a partir de 1997 passou a ser considerado patrimônio mundial pela UNESCO. Ali se localiza também a Universidade de Greenwich e o Museu da Marinha, que possui a maior coleção de arte marítima do mundo. No topo do parque encontramos o Museu do Tempo e o Observatório Astronômico Real, e é no pátio do Observatório que está a linha imaginária que marca a longitude 0º. Lá de cima é possível ter uma vista incrível da cidade de Londres. A entrada do parque assim como a entrada dos museus é gratuita.

Bem próximo do parque está localizado a O2 Arena, um ginásio em forma de cúpula que foi originalmente construído para celebrar a passagem do milênio e atualmente é utilizada como um centro de diversões, onde acontece desde exposições a concertos de grandes artistas. Uma exposição permanente que se encontra por lá é a British Music Experience. Essa exposição conta os últimos 60 anos da música britânica, incluindo pop, rock e dance music, utilizando tecnologia de ponta de áudio e vídeo que encantam os visitantes. Os ingressos custam £15 para adultos e £12 crianças.

Como chegar a Greenwich
Para chegar a Greenwich existem duas opções. É possível pegar um barco no píer perto da London Eye por £4 que te leva direto para North Greenwich. No caminho, você irá passar por baixo da famosa Tower Bridge e também perto da Tower of London, um castelo que funcionou como prisão na época de Henrique VIII. A outra opção é ir de trem. Do centro de Londres você deve pegar um trem na estação de Charing Cross ou London Bridge. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Comentário

Deixar um comentário