Dúvidas do Viajante

Os melhores museus londrinos

Algo muito importante em diversos países da Europa é que a arte seja acessível a todas as pessoas, e por isso é difícil encontrar um museu que cobre entrada. Em Londres, quase todos possuem entrada grátis para a visita de suas coleções e incluem visitas guiadas em horários específicos.

Algo muito importante em diversos países da Europa é que a arte seja acessível a todas as pessoas, e por isso é difícil encontrar um museu que cobre entrada. Em Londres, quase todos possuem entrada grátis para a visita de suas coleções e incluem visitas guiadas em horários específicos. Geralmente cobram uma pequena taxa em exposições temporárias.

Se você vai curtir a cidade nos próximos meses, não pode deixar de ir ao Victoria and Albert Museum.  Ele é o maior museu do mundo de artes decorativas e design. O museu abriga mais de 4,5 milhões de objetos em sua coleção permanente que abrange 5 mil anos de arte, desde a antiguidade até os dias atuais. O museu é dividido em galerias, e as que mais chamam atenção dos turistas são as dedicadas à moda e às esculturas. A coleção de moda é a mais completa da Grã-Bretanha, contendo mais de 14.000 vestimentas e acessórios, desde o século XV até hoje.

Alguns dos itens mais antigos na coleção são vestes medievais e um dos itens mais importantes é o terno do casamento de James II, da Inglaterra. Estão expostas nessa sessão, figurinos de diversos designers importantes do mundo da moda como Vivienne Westwood, Coco Chanel,, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Yves Saint Laurent, Guy Laroche. O V & A Museum também possui a mais completa coleção de escultura pós-clássica europeia no mundo. Há aproximadamente 22.000 objetos na coleção que abrange o período de cerca de 400 AD a 1914.Muitos escultores italianos importantes estão expostos no museu como Michelangelo, Donatello, Bartolomeo Bon, Luca della Robbia e Giovanni Pisano.

O Tate Modern é o museu ideal pra quem gosta de arte contemporânea. Desde sua abertura em 2000, o museu promove exposições temporárias e tornou-se a terceira maior atração turística de Londres. A coleção do Tate Modern conta com artistas de renome mundial como Pablo Picasso, Francis Bacon, Wassily Kandinsky, Joan Miró, além de possuir muitas obras de pop arte de artistas como  Roy Lichtenstein e  Andy Warhol.

Outro museu imperdível na cidade é o The National Gallery, um dos mais importantes de toda a Europa. É difícil encontrar outro lugar no mundo que guarde tanta história e cultura reunida. Ele fica localizado bem no centro de Londres, na linda praça de Trafalgar. O museu possui mais de 2.300 pinturas e obras de artistas de todo o mundo, como Leonardo da Vinci, Renoir, Monet, Van Gogh e Picasso. Como Londres tem museus para todos os lados, não é difícil encontrar várias outras galerias com quadros, esculturas e arte em geral.