Dúvidas do Viajante

Os mercados de Londres

Um excelente passeio em Londres para conhecer a rotina dos habitantes é visitar os mercados a céu aberto que existem na cidade.

Os mercados de rua de Londres são um atrativo da cidade que muita gente deixa de conhecer. Neles é possível encontrar de tudo, desde roupas  usadas a objetos de decoração, souvenires e antiguidades.  Além disso, a comida nesses espaços é deliciosa e por ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, é possível encontrar lanches de culinárias de diversos países.

O mais famoso desses mercados é o Portobello Market, que fica no bairro de Nothing Hill (Sim, aquele mesmo do filme!). Acontece todos os sábados na Portobello Road, rua que tem quase 2 km de extensão. O mercado é divido em três partes: a primeira é composta por barracas que em sua maioria vendem antiguidades, como joias e livros de primeira edição. Na segunda parte você encontra barracas que vendem comida, encontrando desde frutas e  vegetais a sanduíches e crepes. A última parte é dedicada aos amantes de moda. O Portobello Market é famoso por suas barracas que vendem roupas de segunda mão, acessórios e roupas de designers londrinos.

Se o que você quer é conhecer novos sabores e colocar o paladar para trabalhar não pode deixar de visitar o mercado de comida mais famoso da cidade, o Borough Market. Ele funciona de quinta a sábado e é uma fonte de diversos produtos culinários da Inglaterra e de todo o mundo. É possível encontrar ingredientes exóticos para complementar suas receitas e também barracas que vendem deliciosas comidas prontas. Historiadores declaram que o mercado existe desde o ano 1014, e acontece debaixo dos viadutos de trem da estação de London Bridge, no mesmo local onde os piratas vendiam seus produtos roubados.

Na região leste da cidade se encontram diversos outros mercados. Entre as várias galerias de arte e estúdios de design, acontece uma feira a céu aberto totalmente diferente das outras. Em Brick Lane, qualquer pessoa pode levar um lençol, estender seus produtos no chão e vender o que quiser. Muita roupa vintage pode ser encontrada por lá, assim como esculturas e pinturas feitas por artistas que moram ali. É um mercado indicado pra quem procura um pouco mais de agito na cidade, pois nos fins de semana depois do por do sol, diversos bares e boates agitam a região, e a maioria deles têm entrada grátis, como os famosos The Big Chill e o 1001.

Ainda no leste de Londres, acontece uma feira de rua onde só se vende flores. O Columbia Road Flower Market abre somente aos domingos e transforma essa área em um oásis de folhas e flores. O cheiro é intenso e delicioso, e entre uma barraca e outra é possível encontrar pequenas galerias de arte, lojas de cupcake e cafés. Vale a pena depois de comprar suas flores ir caminhando até o Broadway Market, que além de possuir diversas barracas dedicadas a venda roupas Vintage, têm excelentes barracas de comida que atraem muitos moradores da cidade, como a barraca que faz os deliciosos e famosos sanduíches e risotos de cogumelo na hora.

Com tantas opções, os mercados de Londres são um passeio alternativo ideal para vivenciar o dia a dia da cidade cosmopolita.

Confira hotéis e passagens aéreas para Londres e programe a sua próxima viagem.