Dúvidas do Viajante

A Grande Festa de Parintins


Festival em Parintins. Foto: Fábio Nunes

O Festival Folclórico de Parintins começa amanhã, dia 29 de junho. Ele é a segunda maior festa folclórica do Brasil, ficando atrás apenas do carnaval. Ela acontece anualmente no último final de semana do mês de junho e é uma competição entre duas associações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.

Em Parintins, o Boi Bumbá expressa o agradecimento a São João pela graça recebida, por isso o festival é feito no mês de junho. A apresentação ocorre no Bumbódromo, um estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil pessoas. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Cada apresentação é uma experiência incrível e o passeio pela cidade também é inesquecível. Rica em artesanato indígena e delícias da culinária local, Parintins impressiona aos turistas, pois além do Festival, a cidade possui outros atrativos que merecem destaque. Entre eles está a pescaria, que oferece aos entusiastas toda a diversidade de espécies de peixes da Amazônia.

Chega-se a Parintins de avião, numa viagem de menos de 1 hora partindo de Manaus. É possível também chegar de barco pelo Rio Amazonas. O percurso dura entre 20 e 30 horas dependendo da direção da correnteza. Algumas embarcações possuem redes para os viajantes descansarem durante a longa viagem. Durante o festival, embarcações fretadas especialmente para o evento estão sempre disponíveis.

2 Comments