Dúvidas do Viajante

O aniversário de 10 anos da FLIP!

Em sua décima edição, a Festa Literária de Paraty homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade e apresenta ao público mais de 200 eventos durante os cinco dias.

Flip em 2011. Foto: André Conti

A bela cidade colonial de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, recebe mais uma vez um dos principais festivais literários do mundo. Em sua 10ª edição, a Festa Literária de Paraty, conhecida como FLIP, acontece entre os dias 4 e 8 de julho  e presta uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade.

A festa ficou famosa pelo mundo inteiro pela qualidade dos autores convidados, pelo entusiasmo do público e também pela hospitalidade da cidade. Debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes, entre outras atrações formam os mais de 200 eventos que serão realizados nesses cinco dias de festa.

Os shows de abertura esse ano ficam por conta do grupo Ciranda de Tarituba e do cantor Lenine. Outro destaque é a exposição com fotos de Walter Craveiro, que registrou todas edições da Flip. Ela será montada ao ar livre em dispositivos luminosos.

Autores de diversos estilos literários foram convidados para fazer parte da programação desse ano. Nomes como os cartunistas Angeli e Laerte, o premiado escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, Jennifer Egan, ganhadora do prêmio Pulitzer do ano passado, o escritor norte-americano Jonathan Franzen e o ganhador do prêmio Nobel de literatura de 2008, o francês Le Clézio são os destaques do evento esse ano.

Veja também :

Onde se hospedar em Paraty para a FLIP