Dúvidas do Viajante

Campina Grande, o maior São João do mundo

O maior são João do Mundo já começou. Campina Grande traz em 1 mês de festa mais de 150 trios de forró, além de comidas típicas e diversas outras atrações pra você curtir a melhor festa junina de todas.

A partir de hoje, o Blog Mundi vai falar das principais festas que acontecem em junho no Brasil. A primeira delas é Campina Grande, Paraíba.

A principal festa junina do Brasil já começou. A 29º edição do Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, na Paraíba, terá duração de um mês esse ano e vai até o dia 1º de julho. Neste período, estima-se que a cidade vai receber a visita de mais de 2 milhões de pessoas, que chegam de todos os lugares do país.

A edição deste ano faz uma homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012. Para essa comemoração, foi construída uma casa cinematográfica que funciona como museu, expondo algumas obras do artista. Chamada de Casa de Gonzaga, ela é uma réplica da casa em que ele morou na cidade de Exu, em Pernambuco.

A festa é realizada em um espaço de 42,5 mil m², que foi batizado de Parque do Povo pelo público frequentador da festa. Lá é possível encontrar um palco duplo principal, além de 98 quiosques, 80 camarotes e 150 barracas.

A maioria dos turistas que vai para Campina Grande está em busca de um bom forró. São 150 trios ao todo, durante os 30 dias. Entre as atrações que se apresentarão no palco principal estão Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Zé Ramalho, entre outros.

Para aguentar a maratona de forró, os forrozeiros recorrem às comidas típicas servidas na festa, como os caldinhos e as tradicionais pamonhas, a tapioca e a canjica.Uma fogueira de 18 metros de altura, o artesanato local, apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos, recanto dos santos juninos, cordel, casamento coletivo, cantoria de viola, são outras atrações da festa.

Veja também:

Os melhores hotéis e passagens para Campina Grande

2 Comments