Dúvidas do Viajante

A cidade maravilhosa de olho na sustentabilidade

Aproveite a carona do Rio +20 e confira alguns empreendimentos sustentáveis da cidade maravilhosa.

Começa hoje no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio +20 marca os vinte anos da realização do encontro da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu também no Rio e ficou conhecida como Rio-92.

A cidade é conhecida mundialmente pelas belezas naturais e, por isso, a busca pelo equilíbrio com o meio ambiente deve ser constante. Essa política de sustentabilidade começa a ser aplicada em pontos turísticos e hotéis da cidade.

O estádio do Maracanã está sendo reformado para a Copa do Mundo e contará com alguns atributos ecologicamente corretos, como a instalação de painéis para gerar energia solar e a implementação de um sistema que coleta água da chuva para uso na irrigação do campo. Com isso, o estádio receberá uma certificação ambiental do Green Building Council Brasil, selo concedido a altos empreendimentos ecológicos.

Já o Museu do Amanhã, que faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade, pretende ser um modelo de arquitetura verde no Rio de Janeiro. O uso de recursos naturais como a água da Baía de Guanabara e placas de captação de energia solar estão entre as novidades verdes. Além disso, o projeto não prevê nenhum estacionamento para carros quer incentivar o uso do transporte público para que seus visitantes cheguem ao local. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Projetos da iniciativa privada também estão por toda a cidade, como o Hotel Santa Teresa. O local possui piso de madeira reutilizada, banheiros com sistema de reuso de água e coletores de água de chuva para regar as plantas do local.

Os habitantes da cidade maravilhosa esperam que esses empreendimentos sirvam de exemplo e de inspiração para toda a população. Há esperança também de que o Rio +20 traga soluções inteligentes para melhoras ao meio ambiente ao redor do mundo.