Curiosidades Dicas de Viagem

Gravatá: clima de montanha no nordeste brasileiro

Destino ideal para curtir o frio em solo pernambucano A cidade de Gravatá é um dos destinos mais procurados pelos turistas

E quem disse que é só de praia e sol que vive o Nordeste brasileiro? Gravatá, localizado a 80km de Recife,  é a prova de que numa região dominada pelo sol há lugares com clima ameno. Para se ter ideia, a média no verão é de 20 graus e no inverno gira em torno dos 15°C. Na capital pernambucana, por exemplo, as temperaturas chegam facilmente perto dos 30°C no início do ano.

O município está localizado a 450 metros de altitude, o que influencia diretamente o clima da região. Gravatá ganha destaque por causa do clima e está entre as cidades mais visitadas em época de frio. E não é para menos: o lugar transborda charme, em especial por conta das suas habitações, predominantemente em estilo europeu.

Tão agradável é o clima da cidade que a região cresce bastante e a população, que é registrada em torno dos 85 mil pessoas, atinge quase 140 mil em fins de semana. Não é à toa que o turismo é tão aquecido: Gravatá promove eventos ao longo de todo ano, como mostrado abaixo. Programe-se e conheça uma nova perspectiva da nossa região nordeste.

Em fevereiro, acontecem blocos antes e durante o carnaval, que contagia moradores e turistas. Durante a Semana Santa, a cidade promove o Roteiro das Paixões – onde atores da região encenam a Paixão de Cristo. Há também vários shows e outras atrações de todos os gêneros.

Em maio, acontece as Festividades do Frei Damião, que celebrou sua primeira missa na cidade de Gravatá.  Uma grande procissão sai da Igreja Matrix de Sant’Ana e vai até a Capela do Riacho do Mel, local da primeira missa do religioso.  No mês de junho, São João ganha espaço e é considerado um dos maiores e melhores do país. Concursos de quadrilhas e shows animam a festa junina na cidade. A festa é tão boa que a visitação à cidade chega à marca de 500 mil pessoas.

Quer conhecer Gravatá? Comece a planejar a sua viagem. Veja preços de passagens aéreas e hotéis em Gravatá no Mundi e boa viagem.

2 Comments

  • Bom Dia,
    olha eu e minha familia iremos viajar em dezembro,gostaria de saber se nessa epoca é muito frio,e se dar para aproveitar a cidade.E quanto vcs acham que a minha familia vai ter que levar para pagar,hotel,comida,passear e comprar.
    obrigada. mande para o meu email.

Deixar um comentário