Dúvidas do Viajante

Comida di Buteco agita gastronomia de 16 cidades

O maior concurso gastronômico do Brasil acontece entre os meses de abril e junho

Prato do Bar da Lora, em Belo Horizonte

O concurso Comida de Buteco está de volta em várias cidades do Brasil. A competição acontece em 16 cidades espalhadas por 8 estados brasileiras. São quase 400 bares e restaurantes concorrendo ao voto de melhor petisco em sua respectiva cidade.

A primeira edição do evento gastronômico foi em 2000 na cidade de Belo Horizonte, com participação de apenas 10 bares. Desde então o concurso só cresceu e em 2008 entrou no guia 4 Rodas e se espalhou por outras cidades mineiras.

Cada restaurante que participa da disputa cria um petisco novo para o concurso, que é vendido aos clientes. O prato deve ser inédito e não pode ser repetido por nenhum outro restaurante pelos próximos 10 concursos. O público e jurados especializados dão notas para o prato e avaliam quatro critérios: tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida.

Caldo Beleza, do Restaurante Japa Carioca

O boteco que tiver a melhor nota ganha o prêmio de melhor petisco da cidade. Em Belo Horizonte, o queijo deve ser o ingrediente central dos pratos e em Goiânia, a comida deverá conter barú (um tipo de castanha), a gueroba (uma espécie de palmito) e o milho. Nas outras cidades não há um ingrediente fixo.

O sucesso do projeto é tão grande que amigos fazem caravanas pelos bares participantes, para experimentar todas as delícias que os bares tem a oferecer. Só em 2011, foram vendidos mais de 260 mil pratos, que geraram cerca de 320 mil votos.

Nesse ano, a cidade de São Paulo ganha a primeira edição do evento. São 50 bares e restaurantes participando do Comida de Buteco paulistano, que começa no dia 1º de junho.

Confira as datas de cada cidade e participe desse concurso delicioso:

De 13 a 29 de abril

Belém
Fortaleza
Ipatinga
Juiz de Fora
Manaus
Montes Claros
Poços de Caldas
Uberlândia

De 13 de abril Até 13 de maio

Belo Horizonte
Goiânia
Rio de Janeiro
Salvador

De 13 de abril a 6 de maio

Campinas
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto

De 1º de junho a 1º de julho

São Paulo