Dúvidas do Viajante

A Buenos Aires de Mafalda

A personagem Mafalda completa 50 anos hoje de existência. Ela foi criada pelo cartunista argentino Quino e virou um ponto turístico no bairro de San Telmo.

Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos completa meio século de vida.  Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Quino e circulou nos jornais argentinos nas décadas de 60 e 70. Para quem visita Buenos Aires, uma parada na estátua da personagem em San Telmo deve estar no roteiro de quem quer conhecer a capital argentina.

A escultura fica na esquina das ruas Defensa e Chile e foi inaugurada em 2009. Nela, a personagem fica sentada em um típico banco de praça.  O local foi escolhido por se tratar do endereço de Quino na cidade durante muitos anos. A estátua foi feita pelo artista Pablo Irrgang e reúne muitos turistas que desejam tirar uma foto ao lado da menina.

O monumento a Mafalda deve ser uma das paradas obrigatórias em San Telmo. O bairro é conhecido pela sua essência boêmia, com centenas lojas de antiguidades e da arquitetura requintada, já que o bairro foi moradia da classe mais alta de Buenos Aires nos séculos passados. Além disso, acontece aos domingos a Feira de San Telmo, que recebe moradores e turistas em busca de antiguidades e artistas de rua.

Comentário