Dúvidas do Viajante

Os encantos de Visconde de Mauá

A cidade no interior do estado do Rio de Janeiro é ideal para relaxar e curtir a natureza.


Poço do Marimbondo, em Visconde de Mauá.


Escondida na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá fica entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com 1.300 metros de altitude, a vila e seus arredores reservam agradáveis surpresas aos visitantes que encaram a estrada para conhecer os encantos da região. A cidade é o destino ideal para quem quer descansar durante o carnaval e esquecer um pouco o agito desse feriado.

O acesso é feito apenas por terra, seguindo pela Via Dutra (BR-116) e depois indo em direção ao Km 311, entre as cidades de Itatiaia e Resende. A estrada para Visconde de Mauá está totalmente asfaltada. A região de Visconde de Mauá se divide em três vilas: Mauá, Maringá e Maromba.

Lá em cima, os turistas se deparam com uma natureza exuberante, além de um friozinho delicioso. As cachoeiras da região, como a Cachoeira do Escorrega e o Poço do Marimbondo, são uma maravilha a parte. Em meio à natureza, elas são ideais para os visitantes que querem explorar a região. O Vale do Alcantilado, outra área com cachoeira, é ideal para quem está viajando com crianças.

Trilhas pela mata, cavalgadas e tirolesas são opções de lazer na região. Nas pracinhas e calçadas da cidade, alternativos oferecem artesanato e, mesmo nas noites frias, animadas rodas de violão seguem madrugada adentro. Outro ponto forte de Visconde de Mauá é o seu setor gastronômico. A fama da boa mesa de Mauá e suas vilas atrai chefs de diversos estados brasileiros durante o Festival do Pinhão. O fruto, ao lado dos peixes da região – especialmente a truta -, é o destaque da culinária da cidade. Já no inverno, o fondue é um dos pratos mais pedidos. A cozinha mineira também tem seu lugar em Visconde Mauá, com a proximidade do estado.

Onde ficar em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá possui várias pousadas para todos os perfis e bolsos.. Dentre elas, está a Pousada no Caminho do Marimbondo, que fica em meio a uma área de proteção ambiental na Serra da Mantiqueira. Destaque no Guia 4 Rodas, essa pousada alia os encantos da natureza local com sofisticação.

Seus quartos ficam em pequenos chalés, todos com cama king size, travesseiros de pluma de ganso e TV a cabo. Sua área de lazer oferece três piscinas, sendo uma térmica, com sauna ao lado, e outra natural com queda d’água Os chalés possuem banheira e uma das duas piscinas possui aquecimento, ideal para o tempo frio que faz na região durante o inverno.

Além disso, seu restaurante é um encanto a parte: dedicado à culinária local, já venceu diversos concursos gastronômicos da região. Vale a pena se hospedar nesse pedaço de paraíso em Visconde de Mauá.

Confira os hotéis em Visconde Mauá no Mundi e programe uma viagem até a região.

2 Comments