Dúvidas do Viajante

Carnaval em Salvador: disposição para curtir uma das maiores festas do Brasil

Já sabe para onde ir nesse carnaval? Salvador pode soar clichê, mas é uma ótima pedida! Com seus circuitos e pontos turísticos, é garantia de uma ótima viagem e de muita animação.


Circuito Campo Grande em Salvador no Carnaval 2011. Foto: Jota Freitas/SETUR Bahia


Capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil, Salvador é um dos maiores berços culturais do país. A cidade sempre surge com destaque dentre os principais destinos na época do carnaval.

Os foliões seguem os blocos pelos circuitos através da cidade. Os circuitos mais tradicionais são:

Circuito Osmar (Avenida): é o mais antigo do carnaval de Salvador. Sai de Campo Grande, percorre a Avenida Sete de Setembro, passando por diversos pontos turísticos da cidade. O final do percurso é na Praça da Sé. As principais atrações desse circuito no Carnaval 2012 são Asa de Águia, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cheiro de Amor e Chiclete com Banana.

Circuito Dodô (Barra / Ondina): é chamado de “alternativo” por ser mais recente. Sai do Farol da Barra, percorre toda a orla e para no bairro de Ondina. São 4,5 km com, aproximadamente, 4 horas de duração. Quem se apresenta em 2012 são os artistas Saulo Fernandes, Tuca Fernandes e Tomate, a banda Cheiro de Amor e o Chiclete com Banana.

Circuito Batatinha (Pelourinho): opção para quem quer fugir do agito dos outros circuitos, mas sem perder o espírito do carnaval. O folião terá visão da igreja de São Francisco, da Catedral Basílica e do prédio da primeira faculdade de Medicina do Brasil, além de estar no Pelourinho, o maior conjunto Barroco do Brasil.

Para participar dessa festa toda, há algumas opções: comprar um abadá, um ingresso para o camarote ou acompanhar como pipoca. No abadá, o fica em uma área mais próxima do trio isolada por uma corda, seguindo o trio. Eles vestem uma blusa especial do Bloco. Os camarotes são mais caros com direito a bebidas e comidas típicas e dá uma visão melhor da folia. A parte da pipoca é gratuita; as pessoas ficam fora do cordão de isolamento do abadá seguindo o trio e pulando sem parar.

Agora só falta comprar sua passagem, arrumar sua mala, escolher sua programação e separar seu abadá. O carnaval de Salvador é feito pra quem gosta de cultura e curtição pra adquirir muitas e boas histórias.

Veja também no Blog Mundi:

Confira hotéis em Salvador para aproveitar o Carnaval
Confira os preços de Passagens Aéreas para curtir o Carnaval de Salvador no Mundi

Comentário