Dúvidas do Viajante

Aproveite Olinda durante o Carnaval

Os blocos que percorrem a cidade histórica e o frevo são os destaques do Carnaval de Olinda.

Bonecos de Olinda no Carnaval 2011. Foto: Ana Cláudia Ribeiro / Prefeitura de Olinda

O Carnaval de Olinda é considerado um dos o mais populares do país. Isso porque a cidade mantem até hoje as tradições da folia pernambucana e nordestina. Pelas ladeiras da Cidade Alta, desfilam diversos grupos de Carnaval dos mais variados tipos, como os clubes de frevos, as troças, os blocos, os maracatus, os caboclinhos e muito mais.

Todas essas manifestações traduzem a mistura de costumes e tradições de Olinda. Uma  grande atração do Carnaval de Olinda são os bonecos gigantes. São mais de 100 bonecos desfilando pelas ruas e ladeiras da cidade. Na terça feira gorda – como é chamada a Terça Feira de Carnaval – os bonecos  se reúnem entre os largos do Guadalupe e do Varadouro.

Os blocos tradicionais “Enquanto Isso na Sala da Justiça” e o “Bacalhau do Batata” fazem a festa de moradores e turistas.  O bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça, que completou 16 anos em 2011, é o bloco mais disputado de domingo de manhã em Olinda. Quem quiser sair com ele deve estar vestido de super-herói, desde conhecidos até mesmo algum que você queria inventar. Já o Bacalhau do Batata fundado pelo garçom Isaías Pereira da Silva, que era conhecido como Batata e morreu em 1993. Ele criou o bloco para todos os que trabalhavam durante o carnaval e não podiam curtir a festa. Hoje em dia, o bloco ainda arrasta diversos foliões pelas ruas de Olinda na quarta-feira de Carnaval.

Veja também no Blog Mundi:

Passagens aéreas para Olinda
Veja hotéis em Olinda para se hospedar no Carnaval

Deixar um comentário