Dúvidas do Viajante

Especial Carnaval Mundi: Conheça um pouco do Carnaval Carioca

Os desfiles das escolas de samba e os blocos de rua são as principais atrações do Rio de Janeiro no Carnaval. Confira no nosso blog como curtir a folia na cidade maravilhosa.

O ano de 2012 mal começou e o Carnaval já um dos principais assuntos na boca do povo! Para ajudar você a se planejar em relação a esse período, o Mundi preparou uma série de posts indicando várias cidades brasileiras para você aproveitar o que tem de melhor do Carnaval, desde blocos de rua e trios elétricos até hotéis em localizações próximas. Para começar, decidimos falar sobre a cidade do Carnaval mais conhecido do Brasil: o Rio de Janeiro.

Carnaval de rua

Bloco simpatia Quase Amor em 2011. Foto: Paulo Mumia (Riotur)

Os blocos de rua são parte indispensável do carnaval do carioca. Em 2012, serão 425 grupos espalhados em vários bairros da cidade. Os mais conhecidos são o Cordão da Bola Preta, Carmelitas, Céu Na Terra e a Banda de Ipanema, que já estão sendo ansiosamente esperados pelos cariocas.

A lista com as datas e horários dos blocos já foi publicada no Diário Oficial e você deve ficar atento: houve algumas mudanças para o carnaval desse ano. Blocos que ganharam fama nos últimos carnavais mudaram de lugar para atender de forma mais confortável os foliões. A Zona Sul continua reunindo o maior numero de blocos de carnaval, seguido do centro da cidade e da região da Lapa.

Desfile das Escolas de Samba

O que faz mesmo o carnaval carioca ser conhecido não só no Brasil, mas também no mundo todo, são as escolas de samba. O desfile do grupo especial acontece sempre no domingo e na segunda feira de Carnaval e contam com 13 agremiações participantes. em 2012, as concorrentes são Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Mocidade Independente, Portela, Porto da Pedra, Renascer de Jacarepaguá, Salgueiro, São Clemente, União da Ilha, Unidos da Tijuca e Vila Isabel.

As escolas competem entre si para ver quem vai ganhar o prêmio de melhor desfile do ano e vários quesitos estão em jogo, desde as fantasias,  enredo até a evolução da escola como um todo. Todo ano uma escola é considerada campeã e outra é rebaixada, para dar lugar à uma escola vencedora do grupo de acesso. A competição sempre acontece no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, que é dividida em setores e possui infraestrutura adequada para um evento. Prepare-se para assistir as superproduções das escolas de samba cariocas!

Veja também no Blog Mundi:

Veja onde se hospedar no Rio de Janeiro durante o Carnaval

Passagens Aéreas para curtir o carnaval no Rio de Janeiro

Deixar um comentário