Dúvidas do Viajante

Comprar passagem com datas em aberto: pode ou não pode?

passagens-com-data-em-aberto

Vamos começar esse post com essa pergunta: é possível comprar passagens aéreas com datas em aberto?

A resposta vem tão direta quanto: não, não é possível. Embora a ideia de se comprar uma passagem hoje por um valor X e deixar para usar esse voucher quando der seja superatrativa, infelizmente não é uma realidade.

Um dia foi possível comprar passagens com a data em aberto

Anos e mais anos atrás era possível comprar passagens aéreas com as datas em aberto, mas com o passar dos anos isso mudou.

Algumas explicações para essa mudança de cobrança e marcação de voos seria por conta de questões econômicas e também por organização e logística. Que confusão seria se todo mundo resolvesse viajar numa mesma época concorrida!

Tem como trocar as datas da viagem hoje em dia?

Sim, mas leia com atenção!

Hoje, para comprar uma passagem aérea, você deve ter em mente as datas em que você pode viajar, seja de férias, a trabalho ou para aproveitar um feriado ou um final de semana.

Caso o momento do embarque esteja próximo e você não possa viajar, você pode trocar sim as datas ou pedir o cancelamento. Mas se essa troca será vantajosa ou não vai depender do seu perfil de compra!

O termo Perfis de compra pode ser traduzido como um Plano, igual que se costuma ver em academias. Por um valor X, você tem tal e tal vantagem. Quanto maior for o valor de X, maior o número de vantagens.

Várias companhias aéreas oferecem como opção o perfil de compra flexível, onde o passageiro pode mudar as datas da viagem, caso precise, sem a cobrança de taxas.

Neste perfil de compra, o valor da passagem sempre tende a ser maior do que as tarifas programadas ou promocionais, que não contemplam essa vantagem, mas têm menor custo.

Como garantir que estou comprando passagens com o menor preço?

Hoje em dia, diferente daquela época, é possível encontrar os menores preços para viajar com muito mais facilidade. Olha nossas dicas:

  • Não deixe para marcar sua viagem em cima da hora. Quanto mais próximo do embarque, mais caras as passagens tendem a estar;
  • Para voos nacionais, o ideal é comprar mais ou menos com 30 e 45 dias de antecedência. Para internacionais, 90 dias;
  • Faça várias pesquisas, quantas e para onde/quando quiser! O Mundi é totalmente gratuito e a gente mostra os valores oferecidos pelas companhias aéreas e agências de viagens online;
  • Fazendo várias pesquisas você vai começar a perceber a média de valores do seu voo. Um dia entrou e viu que tava mais barato? Não deixe para depois! Os valores tendem a mudar e você pode perder uma grande oportunidade!;
  • Faça um Alerta de Preços. Se você não gosta de ficar pesquisando todos os dias, você pode pesquisar para diferentes destinos e datas e criar um Alerta de Preços para cada busca. Neste serviço, caso o valor da sua passagem diminua, a gente te avisa por e-mail!

 

 

 

 

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest