Notícias

Fique por dentro: produção de passaportes está suspensa!

blog-emissao-passaporte

A notícia não é das melhores: a produção de novos pedidos de passaporte está suspensa pela Casa da Moeda, que é quem emite os documentos que permitem a viagem para os países que não fazem parte do Mercosul.

Segundo o G1, a Casa da Moeda alegou falta de pagamento e, por isso, ocorreu a suspensão de novas emissões. Os postos da Polícia Federal, órgão que controla as emissões, já foram avisados que as confecções estão paralisadas.

Mas se pagamos a taxa, como falta pagamento? A Polícia Federal informa que o dinheiro arrecadado vai para o Tesouro Nacional que, não necessariamente, repassa o dinheiro para a Casa da Moeda.

Se antes as entregas já estavam sofrendo com atrasos (ultrapassavam o prazo de seis dias úteis), a expectativa é que agora o cenário fique ainda mais crítico, ainda mais neste período de férias em que as intenções de viagem aumentam consideravelmente e, consequentemente, o de pedidos de passaporte.

Conheça o passo-a-passo para solicitar seu passaporte

É importante lembrar que muitos países solicitam que o viajante esteja com um passaporte com, pelo menos, seis meses de validade a contar da data de retorno do passageiro. Isto é, se você retornará ao Brasil no dia 10/05/2017, seu passaporte tem que estar válido até Novembro de 2017, ao menos. Esta é uma medida preventiva, caso o turista precise ficar no país de destino por causa de adversidades naturais ou judiciais.

Voltamos a lembrar também que o valor para emitir o passaporte é de R$ 257,25 e que o mesmo é válido por dez anos. Estima-se que a Casa da Moeda produza em torno de 183.300 passaportes por mês!

 

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest