Dúvidas do Viajante

Documentos perdidos durante a viagem: saiba o que fazer!

blog-perdi-documentos

Enquanto estamos viajando não estamos livres de roubos, furtos e até esquecimentos. Acontece, e poderia acontecer em qualquer lugar do mundo! Embora seja um transtorno, esse acontecimento não precisa estragar seu passeio.

Para esses momentos, o mais importante é manter a calma e saber o que fazer ao perceber que seus documentos não estão mais com você. Também daremos dicas para você se previnir e conseguir dar queixa muito mais rápido.

Neste post iremos esclarecer (1) o que pode ser feito antes mesmo de sair de casa e o que fazer quando a (2) perda dos documentos acontecer no Brasil e (3) também no exterior. Acompanhe a gente!

Dica 01: Previna-se ao máximo

Ficar sem documentos perto de casa já é ruim, mas longe é um transtorno ainda maior. Afinal, você precisará dos seus documentos para se hospedar em hotéis, poder entrar em algumas atrações (casas noturnas, museus, shows etc) e, claro, embarcar de volta para casa ou para o próximo destino!

Para facilitar a vida caso sua carteira ou bolsa sejam roubadas ou perdidas, siga nossas dicas:

1 – Faça cópias dos seus documentos: passando pelo RG e chegando até ao seu visto, procure fazer cópias e, se possível, ande com elas ao invés das originais. Procure manter os originais em um local seguro, como dentro da mala no hotel e trancada com um cadeado;

2 – Se possível, autentique todos os documentos anteriores!;

3 – Digitalize ou tire fotos de todos os seus documentos (RG, carteira de motorista, passaporte, visto, cartões de crédito) e envie para você mesmo por email. Não deixe no seu celular, pois caso você o perca também, o prejuízo pode ser maior. E, claro, não compartilhe senhas, nem deixe seu email logado;

4 – Se sua viagem for longa, procure levar mais de um cartão de crédito. Mantenha um para uso diário e outro como reserva, mantido sempre em local seguro!;

5 – Se você tiver acesso online à sua conta, uma outra alternativa é usar cartões pré-pagos que podem ser recarregados pela internet. Neste caso, você pode deixá-lo carregado com uma quantidade X de reserva para dar um help caso algo aconteça e utilizar seu cartão atrelado à conta corrente no dia-a-dia. Ou ao contrário, fica ao seu critério!;

6 – Não ande com todo seu dinheiro, muito menos com a passagem de volta. Sempre saia com uma quantidade apropriada para o dia no bolso e deixe o restante em um local seguro.

Dica 02: Perdi meus documentos em uma viagem no Brasil, o que fazer?

Caso você tenha perdido seus documentos em uma viagem em território brasileiro, você deve:

  1. Procurar uma delegacia e registrar o B.O. (boletim de ocorrência) o mais rápido possível. Você poderá embarcar de volta usando o Boletim de Ocorrência sem problemas e estará protegido caso suas informações sejam usadas para outros fins.

Uma dica: você pode realizar um boletim de ocorrência pela internet, mas o mesmo possui um tempo de carência até ser processado. Caso seu voo esteja próximo, sugerimos que vá em uma delegacia física para já sair de lá com uma cópia do B.O.

Dica 03: Perdi meus documentos no exterior, e agora?

O processo é bastante similar, salvo a um detalhe. Se você foi roubado, furtado ou perdeu seus documentos em uma viagem no exterior, você deve:

  1. Procurar a delegacia mais próxima e realizar um registro da ocorrência;
  2. Em seguida, você deve procurar o Consulado ou Embaixada do Brasil para relatar o ocorrido.

É importante que esses procedimentos sejam realizados o mais rápido possível. O passaporte brasileiro é visto por pessoas de má índole quase como um tesouro. O motivo disso é que, por causa da nossa variedade genética, qualquer pessoa pode se passar por brasileiro sem levantar suspeitas aparentes. E nossos documentos em mãos erradas pode causar uma dor de cabeça!

Bônus: E se eu perder o passaporte?

Perdendo o passaporte, vá imediatamente ao Consulado ou Embaixada do Brasil no país em que você está. Eles poderão lhe conceder uma autorização de embarque.

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest