Destinos

Um lugar diferente: Nova Déli!

templo-em-nova-deli-india

Se você está buscando um lugar diferente para sua próxima viagem, hoje escrevemos sobre Nova Déli, na Índia! Confira aqui.

Quem faz a escolha de ir viajar para Nova Déli (ou Nova Delhi), faz uma escolha incrível, e isso está diretamente relacionado a experiência de vida. Diferente de várias viagens pelo globo, a capital da Índia apresenta muitas misturas logo de cara. Isso vai do fato de fazer um mix da cultura milenar indiana com o moderno, assim como, em uma mesma rua, ter carros do ano no mesmo lugar por onde andam as vacas. Tome cuidado apenas no trânsito, conhecido por ser caótico, e vai com tudo nessa viagem!

Como chego?

Nova Déli tem seu próprio aeroporto e a viagem para lá, saindo de São Paulo, leva entre 19h e 28h horas – já contando aí com a parada, que sempre tem. Essas paradas geralmente ocorrem em Doha, mas seu voo pode parar também em Madrid e Londres.

De quais documentos preciso?

Para visitar a Índia, você precisará de um visto – a vantagem é que não há nenhuma grande burocracia para emitir, sendo possível fazê-lo pela internet mesmo, mas é preciso ter atenção, apesar dessa simplicidade. O visto custa 60 dólares e tem a validade de trinta dias. Para mais informações, é só dar um clique aqui.

Você também precisará tomar a vacina contra a febre amarela, que deve ser tomada com, no mínimo, dez dias antes de embarcar. Detalhe: não esqueça de obter a Carteira de Vacinação Internacional em um escritório da Anvisa.

O pessoal do blog 360meridianos.com, que já morou na Índia, relatou que foram aconselhados a tomar a vacina contra a paralisia infantil! Mas essa, assim como as vacinas contra tétano, raiva e hepatite A, não são obrigatórias, porém aconselháveis.

E a comida?

Vale lembrar que as vacas são animais sagrados, logo elas nunca estarão disponíveis para consumo. Por lá você irá comer carneiro ou galinha, se não quiser dispensar a carne. Se for vegetariano (a), a dica é comer o panner kofta – que são bolinhas de queijo de cabra com molho feito com especiarias. Para quem gosta de chá, o de massala é bastante comum para ser bebido a qualquer momento do dia. Para o café da manhã, tem os curds – que é um iogurte.

E não se preocupe: sempre tem um restaurante que oferece comidas mais ocidentais como pizza, hambúrguer, sanduíche e massa para dar aquele help na hora de se alimentar.

O que posso fazer por lá?

A capital da Índia oferece opções de diversão para tudo e todos: no mesmo lugar que tem a famosa bagunça indiana, também tem lugares chiques, moderninhos e festas badaladas. Visite templos, museus, aprecie o comércio e vá, pelo menos, até a cidade de Agra – que tem o famoso Taj Mahal.

Alguns dos pontos de destaque em Nova Déli são:

O Portão da Índia (foto no início do post);

O Túmulo de Humayun: que serviu de inspiração para a construção do Taj Mahal e é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco;

nova-deli-tumulo-de-Humayun

O Templo de Lotus: ideal para quem curte arquitetura e para quem quer exercer a espiritualidade; (foto no final do post)

O Memorial do Gandhi: que reconstrói a vida e a morte do grande ícone da Índia, Mahatma Gandhi;

E para fazer comprinhas e ir a lugares legais para comer, vá ao Connaught Place.

O que mais devo saber antes de ir para lá?

Uma coisa interessante e divertida: tudo lá é negociável antes da compra (lembra do núcleo marroquino de O Clone? É tipo isso…), e isso vai de lembrancinhas até serviços prestados, então não se acanhe, é normal.

A regra para isso é clara: nunca aceite o primeiro preço. O comum, dizem, é chegar a um acordo quanto o valor atingir, pelo menos, a metade do que foi dito pela primeira vez.

Ah, e vale dizer: tudo lá é bem barato, e o Real apresenta vantagem em cima das Rúpias (uma Rúpia são cinco centavos brasileiros, mais ou menos).

Higiene: infelizmente não é um dos destinos que mais preze por limpeza no mundo. É comum encontrar lixo pela rua, e sempre fique atento se a água do seu chá, por exemplo, foi fervida. Além disso, só beba água mineral (veja se a tampa realmente estava lacrada). Procure andar com papel higiênico e álcool gel na bolsa ou na mochila, pode ser uma boa saída caso você esteja fora do hotel.

Trânsito: evite pegar a estrada enquanto estiver na Índia, além de ser caótico, as estradas são ruins, o ritmo é lento e existem muitos acidentes. Para viajar por dentro do país (e se for possível, viaje!), opte pelo sistema ferroviário, que é ampla e pode-se conseguir bilhetes online!

Embaixada da Índia: indianembassy.org.br/

nova-deli-templo-de-lotus

 

 

Comentário

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest