Diversão e Gastronomia

05 lugares e 07 comidas para comemorar o São João!

mesa-de-comidas-tipicas-de-uma-festa-junina

Junho é o mês de dançar quadrilha e comer bem durante a festa de São João! Vem conferir nosso post sobre essa grande comemoração.

Junho é o melhor mês da vida e isso é apenas por um único motivo: tem festa Junina e comida de festa Junina e música de festa Junina. É algo tão bom que não é nada incomum ver festas se arrastando por Julho e, às vezes, até Agosto! Esse período de três meses promete muita comida gostosa, uns quilinhos a mais e um coração aquecido de felicidade :) Nossa lista dessa quinta-feira traz as festas juninas que mais se destacam pelo Brasil e, também, algumas comidas que fazem nossa alegria nessa época.

1 – São Luís, no Maranhão

Já em São Luís, a festa de São João é marcada pela apresentação do Bumba-Meu-Boi e pela presença de trios que comandam a festa. Entre as comidas, tem mingau de milho e arroz de cuxá – que é um arroz bem temperado e com camarão seco, típico da região.

festa-junina-bumba-meu-boi

2- Aracaju, em Sergipe

Por tanta animação, Aracaju com certeza é um dos melhores lugares para curtir o São João. Por lá acontece o Arraiá do Povo, que é algo tão grande e que anima tanta gente, que o povo costuma sair de restaurantes e pousadas para se unir ao grande arraiá.

3 – Caruaru, em Pernambuco

Uma festa colorida, com quadrilha e cheia de presenças marcantes, como Zé Ramalho, fazem da comemoração de Caruaru algo inesquecível. É comum ver a cidade lotar de turistas que apreciam a festa e querem se unir a multidão.

4 – Salvador, na Bahia

Por essa época tem bandeirinha por todo canto de Salvador. As quadrilhas chamam o povo para a roda no Pelourinho e todo mundo dança forró. Entre os pratos encontrados, destacamos o caldo de milho verde e o beiju, que é uma espécie de tapioca muito popular nessa época do ano por lá.

5 – Campina Grande, na Paraíba

É lá que acontece aquela que é considerada A Maior Festa Junina do Mundo. E isso é muito levado a sério, pois a festividade acontece durante todo mês de junho! A festa acontece no Parque do Povo que recebe mais de 300 barraquinhas de comida, bebida, entre outros atrativos. E é nessa festa também que acontece o grande casamento coletivo, para quem estiver afim de se juntar.

festa-junina-mesa-de-comidas

Agora, as comidas típicas!

Já as comidas típicas de uma festa de São João, vão variar um pouco conforme os costumes de cada região – e também segundo a inovação e criatividade de cada um. Por exemplo, durante nossa pesquisa, encontramos quem faça um bolo de pão de queijo com mortadela, bolo de pipoca, brigadeiro de milho verde e por aí vai. De uma forma ou de outra, as comidas de São João costumam ser feitas com ingredientes simples e em quantidade suficiente para servir muitas pessoas durante a festa Junina.

1 – Bolos

Uma das principais presenças, seja de fubá, laranja, batata, milho, o que importa é servir um bolo que lembre aqueles que nossa avó faz!

2 – Amendoim, Pé de Moleque, Paçoca, Cocada e Maçã do Amor

São doces típicos de uma festa Junina e a presença dos cinco (ou pelo menos um, vai) se faz obrigatória no arraiá.

3 – Pipoca

Seja doce ou salgada, com leite condensado ou caramelo, a pipoca está em nossas festas juninas desde sempre!

4 – Cachorro Quente

A junção da salsicha no pão é uma das melhores coisas já inventadas pela humanidade. E em uma festa junina, é obrigação.

festa-junina-pipoca-e-milho

5 – Milho

Com um pouco de sal ou com uma pincelada de manteiga, o milho verde cozido é de lei em qualquer festa Junina.

6 – E para quem não quer só petiscos…

Para quem não quer só petiscos, comidas típicas de São João envolvem canjica (alguns colocam amendoim), arroz doce, curau (feita à base de milho), tapioca, entre outras.

7 – E para beber:

Quentão com frutas! A bebida é feita à base de chá gelado e frutas. Há quem goste de coisas mais fortes, mas isso vai de cada um. Só tenha cuidado com os exageros! :)

 

 

 

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest