Dúvidas do Viajante

Castelo de São Jorge, uma atração imperdível em Lisboa

O castelo de São Jorge é um dos pontos turísticos mais interessantes de Lisboa. Além de ser rico em história, é o local onde se tem a melhor vista da cidade.

O Castelo de São Jorge é uma das construções mais imponentes de Lisboa e um de seus principais locais históricos e turísticos. Pode ser visto de quase toda a cidade por estar localizado no alto de uma das colinas da Lisboa.

Suas partes mais antigas datam do século VI, quando foi construído pelos romanos, visigodos e, depois ocupado pelos mouros, para quem serviu de residência até que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques o tomasse em 1147. Em seguida o castelo, foi dedicado a São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, em comemoração ao pacto Anglo-Português datado de 1371, e se tornou o palácio real até que grande parte de sua construção foi destruída no terremoto que abalou a Lisboa no século XVIII.

O castelo foi reconstruído e reformado diversas vezes, e o que resta do palácio onde viviam os reis medievais é um edifício de pedra que hoje abriga um restaurante e um pequeno museu arqueológico com três andares de câmaras subterrâneas, incluindo a que Vasco da Gama foi recebido pelo rei D. Manuel.

Este núcleo arqueológico é muito rico, cheio de vestígios que testemunham três períodos significativos da história de Lisboa. A capital portuguesa diz-se ser a mais antiga cidade habitada na Europa depois de Atenas, e cada vez que um buraco é cavado, algo de um passado muito distante é revelado. Muitos desses achados arqueológicos foram descobertos ao redor do Castelo de São Jorge e estão ali expostos.

Os visitantes também podem subir nas torres e passear ao longo das muralhas onde conseguem ter as vistas mais deslumbrantes da cidade e relaxar nos jardins onde pavões, gansos e patos passeiam tranquilamente.

Um dos atrativos mais interessantes do castelo é um periscópio que fica em uma das torres internas, a Torre de Ulisses. O periscópio é um sistema ótico de lentes e espelhos inventado por Leonardo Da Vinci no século XVI, que permite examinar minuciosamente a cidade em tempo real, os seus monumentos e zonas mais emblemáticas, num olhar que percorre 360º.

Ficou com vontade de visitar esta maravilhosa cidade europeia. Corra e participe da promoção “4 anos, 4 amigos, 4 destinos” do Mundi e concorra a uma viagem para uma capital europeia com mais 3 amigos.

Hoje é o penúltimo dia da promoção, então não perca tempo!

Comentário

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest