Dicas de Viagem

Vai viajar de avião? Aprenda a escolher o melhor assento

assentos-dentro-de-um-aviao

Quem viaja de avião com uma certa frequência sabe: uma surpresa pode estar reservada no seu assento. Dependendo das configurações internas e da localização, talvez ele não recline, esteja muito próximo dos banheiros ou seja ainda mais apertado que o normal. Para escapar dessas eventuais furadas na sua próxima viagem, fique de olho nas dicas do Seat Expert. O site reúne os mapas de assentos das principais companhias aéreas de todo o mundo, mostrando que poltronas evitar e a quais dar preferência.

Sua utilização é simples: é possível localizar as informações com base no número do voo ou navegar livremente por todas as opções, classificadas por empresas e aeronaves. Um mapa será exibido indicando os assentos classificados em poor (ruim), standard (padrão, ou normal) e good seat (melhores assentos), identificados por cores. Além disso, uma legenda indicará os detalhes de cada poltrona informando, por exemplo, se é equipada com tomada para laptop, sistema de entretenimento com tela individual ou até se é mais apertada que o normal, está localizada em área de muita circulação ou se o bagageiro tem o espaço reduzido pelos equipamentos de segurança (caso das fileiras localizadas nas proximidades das portas). Informações extremamente úteis para quem quer garantir uma boa viagem e evitar o desconforto a bordo.

Já pediu um assento de janela no check-in e em vez da vista se deparou com a parede do avião? O Seat Expert também alerta para que poltronas evitar neste caso. Os mapas indicam ainda o pitch (espaço entre poltronas) de cada classe, além da capacidade total de passageiros do avião, que mostram se a configuração daquela companhia é mesmo confortável ou tão apertada quanto uma lata de sardinha.

A dica é válida principalmente para viagens internacionais, já que até agora a Azul é a única companhia brasileira representada no site. O concorrente Seat Guru, no entanto, já disponibiliza alguns mapas de assentos da TAM, ainda limitados aos aviões empregados em rotas domésticas e de curto e médio alcance.

Como saber em que avião vou voar?

Todas essas dicas seriam inúteis se as empresas não facilitassem a informação de que aviões cobrem que rotas. Praticamente todas já disponibilizam em seus sites essa especificação, bastando ficar atento na hora da reserva online. Se fizer por telefone ou através de agência de viagens, basta questionar o atendente.

Na internet, se a informação não estiver visível na tela de opção de voos, certamente estará disponível em algum link do tipo “Detalhes” ou “Mais informações”, como no exemplo abaixo, que indica que o equipamento utilizado em nosso voo do Rio a Washington é um Boeing 777. Com essa informação, basta selecionar a companhia, o avião e escolher o melhor assento na classe escolhida para a viagem através do Seat Expert.

Seguindo estas dicas, as chances de a sua próxima viagem de avião se transformar numa furada são quase nulas. E, para finalizar, uma dica que nenhum dos sites revela: se você não gosta de turbulências, evite as últimas fileiras. Quanto mais à frente, menos se sente os efeitos dos solavancos.

Até a próxima e boas viagens!

11 Comments

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest